domingo, 23 de março de 2014

DICA DE LEITURA: Trilogia millennium



Nossa! Hoje percebi que faz um ano que eu não postava nada nas dicas de leitura. Nesse tempo todo coloquei aqui no Blog apenas textos autorais, minhas amadas fanfics. Mas isso não significa que eu não tenha lido mais nada. Claro que não! Por mais que tenha muitas coisas na agenda e nas horas vagas escreva, sempre deixo uns minutinhos para ler. Ou sequer teria criatividade para escrever. Então tenho vários livros legais para comentar com vocês.


Três deles foram a Trilogia Millennium. É simplesmente a melhor série que já li. É um mistério tão fabuloso, tão fantástico é até difícil explicar. Me encanta a forma como o autor, o jornalista sueco Stieg Larsson, misturou realidade e ficção. Sim, ali tem realidade. Nada me convence do contrário. O pano de fundo da trilogia ser uma revista que sob o comando de um jornalista impetuoso que mergulha tão fundo nas histórias contadas acabando por se envolver em crimes, tem muito da vivência do autor. Ele também fundou uma revista que denunciava crimes. Junte a isso tudo uma hacker traumatizada que usa seus mais diversos talentos para traçar uma vingança pelo próprio passado e você tem combustível para uma trama surpreendente. A trilogia mistura, ainda, histórias do passado e tecnologia.

            No Brasil os livros foram editados com os títulos: Os Homens que Não Amavam as Mulheres; A Menina que Brincava com Fogo e A Rainha do Castelo de Ar. São grandes.  Nenhum deles tem menos de 500 páginas. E, vale o aviso: você vai querer carregá-lo para onde for até ler a última página! 



Pra quem não tem problemas em ver filme antes do livro, existem ao menos duas adaptações. Uma americana e outra sueca. Dizem que a primeira versão, sueca, é ótima. Eu só via americana e gostei bastante. Ela tem o mesmo nome do primeiro livro.


CURIOSIDADE: o autor morreu bastante jovem logo após entregar a trilogia a editora. Recentemente surgiu a notícia que ele teria deixado esboços para uma continuação e a família havia autorizado outro autor a seguir com a trama. NÃO SE PREOCUPE...o final do terceiro volume encerra bem a história. Mas ficam ganchos realmente interessantes. Eu adorei a ideia de uma continuação. Tomara que a pessoa que assumir o desafio tenha o mesmo brilhantismo e empenho de Larsson.

Bjs e boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário