terça-feira, 7 de agosto de 2012

Verdadeiras Deusas!

Olá!

Na manhã de hoje li um belíssimo artigo no jornal Zero Hora, de Porto Alegre. Gostaria de levá-lo até vocês. Espero que gostem tanto quanto eu e reflitam o fato de que Deusa não é apenas quem tem beleza, mas quem faz por merecer o título. O texto é assinado pelo poeta Ricardo Silvestrin.

Boa leitura!

 

 Artigo| Musa de quê?

07 de agosto de 2012 
RICARDO SILVESTRIN*

As musas são as nove filhas de Zeus com Mnemosine, a memória. Para cada uma, Zeus deu a incumbência de proteger uma arte ou ciência. Calíope, a poesia épica. Clio, a história. Erato, a poesia lírica. Euterpe, a música. Melpômene, a tragédia. Políminia, a música sacra. Tália, a comédia. Terpsícore, a dança. Urânia, astronomia e astrologia.

Na Grécia antiga, às musas era atribuída a capacidade de inspirar a criação artística ou científica. Vários são os textos em que os poetas começam invocando as musas para que elas soprem a inspiração.

Assim, chega-se a esse uso da palavra musa como aquela que inspira, a musa inspiradora. Contudo, diferente do conceito etéreo, de entidade mítica dos gregos, a palavra foi sendo usada para designar mulheres bonitas, de carne e osso. Sim, as filhas de Zeus eram belas. Mas não só pelo físico. Elas protegiam as artes e ciências. Protegiam o belo. Do uso passivo dos criadores, que agiam com o sopro das musas, passamos ao uso ativo. O criador age porque viu uma musa, uma bela mulher e, para ela, escreve algo _ na maioria da vezes, nem tão inspirado. Saímos da arte para a cantada.

E, hoje, tempo em que os poetas estão em baixa, a musa vive sozinha. A palavra musa serve apenas para designar mulher bonita. O jargão goza de livre trânsito pela imprensa contemporânea brasileira. É a musa do tênis, a do atletismo, a da natação, a do futebol... e, pasmem, a da CPI!

Se pensarmos como a origem do termo grego, podemos dizer que uma musa estaria protegendo um esporte, o que, em certo sentido, exige tanto arte, no sentido de talento, como ciência, no sentido de técnica. Mas musa da CPI protege o quê? A corrupção, a roubalheira, a tentativa de suborno?
Usar o nome das musas em vão pode provocar a ira de Zeus.

*Poeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário